top of page

Sobre a marca Gi Pagotto, sobre mim

pp.jpg

Sou artista visual, pesquisadora e invento moda desde pequenina. O desenho sempre fez parte da minha vida, a criatividade sempre me presenteou e as realizações sempre foram consequência de desejos e aspirações.

Para saber mais sobre meu percurso nas Artes Visuais, interesses de pesquisa, portfólio, bio, projetos, acesse a página Artes Visuais. Quanto à minha relação com a moda, discorrerei por aqui mais um pouquinho...

 

A marca Gi Pagotto, quando nasceu timidamente no ano de 2016, era Feliz para sempre hoje. Busquei um nome que pudesse remeter às ideias de versatilidade, atemporalidade e conforto para passar o dia todo - de casa para qualquer lugar do mundo - e isso já bem antes da pandemia. Mas com o tempo, percebi que era desnecessário separar a Gi artista (já que eu assinava Gi Pagotto como tal) da Gi empreendedora. Das coisas desnecessárias eu até gosto, mas a potencialidade de ser uma pessoa múltipla, me soava muito mais instigante e coerente. Então, no decorrer do ano de 2018, com a criação do site, a marca passou a assumir meu próprio nome (Gi que vem de Gislaine).  

 

Quando criança, eu desenhava as roupas dos meus desejos e minha mãe costurava. 

Até então, eu criava bolsas, dos mais variados modelos, com sobras de tecidos dela. Com o tempo, fui utilizando esses retalhos para criar roupas também e, à medida que fui aperfeiçoando as habilidades, fui ganhando tecidos inteiros! Alguns, cortei errado e, com isso, aprendi a ressignificar modelos e acabamentos, mas muitas vezes decidia que ia sair à noite e queria uma roupa nova, e assim eu fazia. 

Como num passe de mágica, as peças que eu fazia eram as mais elogiadas, mesmo que ninguém soubesse de antemão que era eu quem havia feito. A frase que eu mais repetia e adorava após um elogio era: "obrigada, fui eu quem fiz!". Dessa maneira, costurei roupas para sair à noite, meu vestido de formatura do Ensino Médio e para outras diversas ocasiões. E com o tempo, passei a costurar sob medida para amigos e outras pessoas que se interessavam, desenhar peças para eventos especiais de clientes e até para desfile de moda. Eu conversava com o cliente para entender seus desejos, criava um modelo, desenhava, cliente aprovava, comprávamos tecido, tirávamos suas medidas, eu fazia o molde, cortava o tecido, costurava, cliente provava, eu finalizava e entregava a peça. 

Em 2008, iniciei o curso Superior de Pintura, pela Escola de Música e Belas do Paraná, em Curitiba. Com a demanda de aulas, estágios, pesquisas e diversos outros trabalhos na área, passei a me dedicar inteiramente às Artes. Fiz o curso de Especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea pela mesma instituição e entre 2016 e 2017, ingressei no mundo da moda novamente ao trabalhar na loja de uma grande marca, até eu me mudar para Florianópolis/SC para dar continuidade ao curso de Mestrado em Artes Visuais sob a linha de pesquisa em Processos Artísticos Contemporâneos pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina).

Nessa época, nasceu a OFICINA DE COSTURA, a qual eu conciliava com o curso de mestrado que finalizou em agosto do ano de 2018, e a qual eu oferecia costuras sob encomenda e/ou medida, customizações, consertos e consultorias. Paralelamente à OFICINA, eu vinha desenvolvendo a BUTIQUE, a qual nasceu quando fui trabalhar no shopping, com o desejo de oferecer tudo que eu procurava em peças de vestuário quando fui estudar e morar sozinha em Curitiba e me dei conta de que a vida, diferente lá do sítio onde eu morava na cidade de Marialva/PR, era uma correria e a cidade bem maior do que a referência que eu tinha, dificultando, assim, passar em casa para trocar de roupa entre uma atividade e outra.

E o que eu procurava e continuo procurando nessas peças. é, sobretudo: conforto, versatilidade, atemporalidade, qualidade, bons acabamentos, trabalho cuidadoso e sofisticação para o homeoffice, desenhar, ir de casa à faculdade, à um restaurante, trabalhar com as costuras, ler um livro, fazer lives, ir aos correios, à praia, fazer uma viagem, ir ao cinema, teatro, vernissage e às vezes uma baladinha à noite (fora da pandemia, é claro!): muitas dessas atividades muitas vezes num mesmo dia.

   

Como sou esta pessoa múltipla mas sou também apenas uma, resolvi disponibilizar aqui minhas investigações artísticas de modo que eu dê conta de administrar essas diversas atividades num só lugar, oferecendo todo o conforto e praticidade para você encontrar, de onde quer que esteja, peças de vestuário, informações sobre moda (através do Blog), obras de arte, pesquisas e outros conteúdos sobre moda, design, e artes para todos os gêneros. Acompanhe!  
 

A ideia é despertar felicidade em um dia todo e em todas as sazonalidades da moda com a mesma roupa e/ou acessórios, incentivando o consumo de moda consciente ao escolher peças que lhe dêem alegria, satisfação, conforto, diversas possibilidades de uso e qualidade em termos de materiais, acabamentos e visual. Ter ou comprar pouco, mas um pouco "escolhido a dedo". Investimentos assertivos a curto, médio e/ou longo prazo. É assim que me faz sentido; é assim que amo o que faço e o que desejo e ofereço ao mundo.

...

bottom of page